A ativista Maria Amélia Teles comenta a vitória de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do Brasil (APG)

03 de novembro, 2010

(Agência Patrícia Galvão) Maria Amélia de Almeida Teles (Amelinha), ativista de Direitos Humanos e coordenadora da ONG União de Mulheres de São Paulo, comenta a eleição de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente da República do Brasil, e o significado -simbólico, político e real- do compromisso que assumiu em seu primeiro pronunciamento como presidente eleita: “honrar as mulheres brasileiras”.

Por um Ministério das Mulheres

“A eleição de Dilma Rousseff é um evento histórico, construído por muitas e muitas mulheres articuladas com outros segmentos para defender um ideal de igualdade, justiça e dignidade. Honrar esse compromisso é fortalecer e empoderar as mulheres em todas as áreas do Estado e da sociedade.

Transformar de fato a SPM em Ministério das Mulheres, com estrutura e orçamento capazes de enfrentar questões prioritárias como a erradicação da pobreza, na qual as mulheres são maioria, e a violência de gênero, que mata a cada duas horas uma mulher e ainda é bastante banalizada em nosso pais. Um Ministério capaz de garantir assistência integral à saúde das mulheres em quaisquer situações, inclusive em casos de abortamento; garantir salários iguais para homens e mulheres nas mesmas funções e campanhas educativas para que haja divisão do trabalho doméstico e para que se estendam as políticas públicas de equidade de gênero.

Honrar o compromisso é não se esquecer de sua própria trajetória de luta em que mulheres e homens, assim como ela, eram militantes políticos e a sociedade não teve, até hoje, esclarecidas as circunstâncias da morte e do desaparecimento dos corpos de muitos deles. Dilma, por sua trajetória corajosa e aguerrida, nos faz acreditar que é possível imprimir nas páginas da história brasileira a verdade e a justiça.”

Contato:

amelinhateles
Maria Amélia de Almeida Teles (Amelinha)
– ativista de Direitos Humanos, coordenadora do Programa de Promotoras Legais Populares e da ONG União de Mulheres de São Paulo
http://www.promotoraslegaispopulares.org.br/
São Paulo/SP
(11) 3106-2367 / 9601-4800
[email protected]

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas